MARCAS E PATENTES

Marcas e patentes: Por que fazer o registro?

Marcas e patentes são essenciais para todos que pretendem abrir um negócio, estabelecimento ou empresa, principalmente se ão sabem ao certo o que precisam fazer para que a marca seja cadastrada e fique segura. Um dos primeiros passos e coisas mais importantes que os interessados e investidores devem fazer é registrar as marcas e patentes. Isso porque, para quem não sabe é por meio desse registro que os seus produtos e serviços passam a ficar protegidos.

Afinal, através do registro de marcas e patentes, você terá o nome da sua empresa registrado e fora de risco, ou seja, ninguém poderá copiar ou roubar a sua marca. A partir dessa medida, os empresários terão seus produtos e serviços distinguidos dos demais. É importante e fundamental ter esse registro, já que é preciso agregar valor à sua marca e ainda conseguir passar credibilidade aos seus clientes.

 

Marcas e Patentes – Importância

Porque elas são tão importantes?

Quando a empresa possui patente, os concorrentes passam a ficar impedidos de vender o produto da sua empresa ou então usar um processo que não investiram para desenvolver. Dessa forma, com o registro de marcas e patentes, você possui seu próprio domínio e torna-se pessoa jurídica com tudo cadastrado.

Com o registro das marcas e patentes, os donos das empresas conseguem gerar lucros por meio da exploração, além de tornar referencial de qualidade.

 

Marcas e patentes – O Que são?

Saiba a diferença e o que são as marcas e patentes

A marca é o logo ou conjunto de sinais que são visualmente perceptíveis e serve para identificar produtos, serviços, estabelecimentos ou entidades. A patente, por sua vez, é um direito atribuído ao titular, de explorar os resultados da atividade inventiva em todos os domínios da tecnologia e serve para impedir que terceiros o façam sem o seu assentimento.

 

Marcas e patentes – Registro

Como é feito o registro?

O registro de marcas e patentes é realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sendo ele o responsável por cadastrar sua empresa e fazer com que sua propriedade torne-se somente sua e com uso exclusivo. A validade do registro da marca é de 10 anos, mas pode ser prorrogada por períodos sucessivos ou iguais ao do prazo.

Para registrar as marcas e patentes será preciso realizar o pedido por meio de um formulário no próprio site do INPI e anexar as especificações da marca. Depois do registro de marcas e patentes é necessário ainda seguir alguns passos que se referem ao trâmite normal do processo.

Marcas e Patentes em etapas:

  1. Pedido Comunicado – Reconhecimento do pedido de registro
  2. Deferimento
  3. Concessão do certificado do registro

Os documentos necessários para registrar as marcas e patentes são:

  • Guia de recolhimento, obtida na Delegacia Regional do INPI;
  • Formulário preenchido em três vias (disponível no site do INPI)
  • 15 etiquetas não adesivas em preto e branco com o logo da marca do tamanho médio de 5 cm, nas medidas 6cm x 6cm.

marcas e patentes

Se for empresa Ltda. Deverá apresentar cópia e original de CNPJ e contrato social da sua empresa ou sua micro empresa. Isto é muito importante para realizar todo o processo de registro.

Para mais informações entre em contato com o INPI e saberá tudo o que precisa para o registro de marcas e patentes.